Agronegócios
Blairo tentará reverter antidumping chinês em viagem à África do Sul
Compartilhe:
Horas antes de uma viagem que fará à África do Sul para uma reunião ministerial dos países dos Brics, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta quarta-feira que aproveitará o encontro para reforçar a posição contrária do Brasil à aplicação de uma tarifa antidumping pela China contra o frango do Brasil e tentar mais uma vez levantar o embargo russo às exportações brasileiras de carne suína.
Maggi explicou que a reunião de ministros de Agricultura de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que dura até o próximo sábado, vai anteceder o encontro anual de presidentes do bloco já agendado para julho. E, nessa ocasião, o presidente Michel Temer deve reforçar os pleitos da carne brasileira com o presidente chinês Xi Jin Ping e com o russo Vladimir Putin.
“Temos esperança de reverter o antidumping chinês. Está vindo uma missão da China que não é sanitária, mas para checar os custos de produção de três plantas no Brasil, eles alegam dumping, o que não é verdade”, disse o ministro, após evento no Ministério da Agricultura para lançar um plano de incentivo às exportações de feijão e pulses.
Segundo Maggi, o Brasil é muito competitivo na produção de carnes por conta da abundante oferta de matérias-primas para a ração animal como soja e milho, que fazem baratear o preço final.
Ele alerta, porém, que esse poder de fogo não pode servir para “inundar” os mercados compradores e nem “desestruturar” as cadeias produtivas desses países com nossas exportações.
No caso do embargo da Rússia, o ministro lembrou que o Ministério da Agricultura já atendeu todas as exigências sanitárias feitas pro Moscou e ainda está aguardando a liberação para a retomada das vendas externas de carne suína brasileira.